Arquivos

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BSB Mix: Unieuro Águas Claras, Pontão do Lago Sul e Gilberto Salomão

Olá pessoal,
Finalmente viemos falar da edição da BSB Mix que aconteceu na Unieuro de Águas Claras que aconteceu nos dias 22 e 23 de junho. Demorou, mas cá estamos!  Não é novidade pra ninguém que a BSB Mix era uma das feiras da cidade que mais queríamos participar, porém sabíamos também que o preço do aluguel do espeço era muito maior do que poderíamos pagar, por isso nunca tentamos participar. No dia 5 de junho recebemos uma notificação em nossa FanPage do Facebook. Era uma nova mensagem (sim quem quiser pode se comunicar conosco por lá). Era Cybelle Felipe produtora da BSB Mix, ela estava nos convidando para participarmos das edições de junho da feira, que iria acontecer nos dias 8 e 9 no Gilberto Salomão, nos dias 22 e 23 na Unieuro de Águas Claras e 29 e 30 no Pontão do Lago Sul. Ela estava nos explicando que estava procurando novos expositores para fazerem parte do Lado B da feira, que seria um lado alternativo e mais conceitual da feira, onde ela achou que encaixaríamos super bem. O Lado B da BSB Mix é muito mais acessível, porém os produtos expostos são mais selecionados. Lá você expões seu produto e você paga apenas 20% de tudo o que vender para eles. O que no caso é muito bom, porque além de darmos apenas 20% esse lado da feira tem um caixa único, onde você pode fazer o pagamento em dinheiro, crédito ou débito. Isso nos deixou ainda mais felizes, porque não precisaríamos lidar com dinheiro e muito menos nos preocupar em conseguir a máquina de cartão.
Infelizmente estávamos com pouco tempo para terminar a produção a tempo da primeira edição do mês, que seria no Gilberto Salomão nos dias 8 e 9.  Mas de acordo com a Cybelle, nós poderíamos participar de qualquer edição que quiséssemos. Então depois de muito conversar decidimos que participaríamos apenas das duas últimas edições do mês, que seriam nos dias 22 e 23 na Unieuro de Águas Claras e dos dias 29 e 30 no Pontão do Lago Sul.
Contratos assinados, e aluguel das mesas pegos, estávamos terminando as produções para expor na feira. O horário de funcionamento da feira é das 10h às 20h, então no primeiro dia de feira, dia 22 de junho, chegamos bem cedinho para organizar tranquilamente o nosso stand. Chegamos lá, já encontramos com a Cybelle, e com o lugar já determinado e com a nossa mesa montada ela nos levou até o nosso stand. Montamos tudo, deixamos tudo organizado com os preços e todos os outros expositores foram chegando, aos poucos. Recebemos um bloquinho com canhotos para efetuar o pagamento das peças. Nesse bloquinho a gente deveria colocar o nome da marca, o valor e como seria feito o pagamento, dessa forma você entregaria as duas vias para o cliente e ele deveria fazer o pagamento no caixa do Lado B e deveria retornar com o canhoto para pegar o produto embalado com você, para o controle de ambas as partes.
A feira aconteceu no estacionamento da Unieuro, com uma estrutura bem grande e legal. Na entrada da feira você passava primeiramente pela "praça de alimentação" depois você entrava diretamente no Lado B, onde era um corredor que de um lado estávamos nós expositores e do outro tinha a "Maridoteca" um lugar com televisão, pufes e uma mesa de totó. Nosso stand estava ao lado de uma das passagens para o outro lado da feira, onde apelidamos de "Lado A". Lá era um espaço um pouco maior, onde estavam os outro expositores com produtos menos "diferenciados", ou "mais industrializados". No Lado B tinha peças de decoração super diferenciados, nós e mais um stand com produtos sustentáveis, um stand com roupas infantis feitos com material diferenciado e uma camiseteria super legal. No "Lado A" havia mais stands de roupas, bijuterias e sapatos. Coisas não tão artesanais, vamos colocar assim. Também havia uma briquedoteca para a criançada toda se divertir. 
O primeiro dia não foi muito movimentado, porém apareceram muitas pessoas interessadas no que estávamos fazendo. Engraçado foi ver a cara das pessoas tentando descobrir que material estávamos trabalhando. As perguntas foram várias: "É fuxico?" "O que é isso?" "São de latinha?" "Ah, é papel?!". Poucas foram as pessoas que acertaram de primeira, mas a reação ao descobrir o material, foi a melhor. Todos adoraram, acharam boa idéia e acharam que deveríamos continuar na feira. Algumas pessoas estavam só de passagem e procuraram saber sobre vendas on-line. O primeiro dia não foi muito movimentando também por conta do jogo que houva na cidade Brasil x Japão. O segundo dia foi um pouco mais movimentando, mas nem tanto. Mas o feedback dos clientes estava sendo demais.
Para conferir todas as fotos dessa edição da feira BSB Mix que aconteceu na Unieuro de Águas Claras nos dias 22 e 23 de junho clique aqui.

BSB Mix 22 e 23 de junho, Unieuro Águas Claras

Ainda no mês de junho decidimos participar da edição que aconteceria nos dias 29 e 30 de junho, que seria no Pontão do Lago Sul. Dessa vez o espaço destinado ao Lado B era bem maior, sentimos até falta de mais expositores. O tema da feira era circo, então o Lado B ficou numa espécie de tenda localizada ao lado do local tradicional de onde ocorre a feira no Pontão. Na frente do local da feira, montaram um espaço onde fizeram a brinquedoteca, depois havia o local da feira, onde haviam roupas, sapatos, acessórios entre outros. Onde chamamos de "Lado A". Saindo pela lateral ao contrário da loja Mormaii estava a tenda do Lado B, onde dessa vez havia estúdio de tatuagem, camiseteria, tênis customizados, roupas infantis, artesanato em couro, pinturas entre outros. O espaço estava bem diversificado, de novo dividimos espaço com a "Maridoteca" e a praça de alimentação. Ah! Além disso, na nossa tenda houve aparesentação de circo para a criançada com alguns palhacinhos acrobatas, foi super legal.
Engraçado que da primeira vez que participamos para a segunda já tivemos novas ideias, de como melhorar nosso stand e tudo mais. Na vez passada ficamos como stand de ponta, quer dizer, se soubéssemos disso teríamos alugado mais uma mesa ou feito um mural para fechar o stand. Daí pensamos muito nisso, e pedimos para nessa edição do Pontão não ficássemos de novo na ponta. Inventamos um mural com a estrutura de uma arara de roupas que tínhamos aqui no ateliê e colocamos a logo do Projeto para que a pessoas pudessem nos identificar logo de longe, colocamos alguns croquis de peças que achamos por aqui, além de colocar informações básicas, que trabalhamos com encomendas e que esse Projeto é sustentável! 
O feedback das pessoas nessa feira foi ainda mais positivo. Nessa feira achamos que as pessoas tomaram mais liberdade de pegar nas peças e prová-las, fazer perguntas e até de sugerirem algo, foi muito legal. As ideias, foram bem legais. Muitos se interessaram pelos croquis que estavam expostos, outros perguntaram sobre as encomendas. Nessa edição da feira também fizemos amizades com outros expositores, "trocamos figurinhas". Falamos sobre outras feiras com propostas como essa do Lado B, trocamos contatos sobre outras feiras, falamos de materiais, onde encontrar e quais comprar. O mais legal foi poder trocar esses contatos, os expositores foram super atenciosos conosco e se interessaram muito pela nossa ideologia. Foi super legal.
Essa edição foi bem mais movimentada do que a da Unieuro, porém no domingo teve jogo do Brasil, e a feira acabou mais cedo, ao invés de terminar às 20h como de costume ela terminou às 18h. No domingo mesmo o movimento estava menor, provavelmente já por conta do jogo. Deu 18h e os expositores começaram a desmontar as estruturas dos stands e tudo mais. E foi assim que acabou.
Para conferir todas as fotos dessa edição da feira BSB Mix que aconteceu no Pontão do Lago Sul nos dias 29 e 30 de junho clique aqui.

BSB Mix 29 e 30 de junho, Pontão do Lago Sul
Acabando a feira do Pontão do Lago Sul pensamos em dar um tempo nas feiras, porque afinal de contas fica bem puxado pra nós. Só que quando fomos convidados pela Cybelle, a feira em que mais queríamos estar foi a do Gilberto Salomão, então entramos em contato novamente com a Cybelle e perguntamos se haveria possibilidade de participarmos da próxima feira que aconteceria no Gilberto Salomão nos dias 13 e 14 de julho. Ela falou que sim. E nós achamos ótimo, já estávamos com mais idéias e super positivos em relação a essa edição, porque afinal de contas a feira BSB Mix ficou conhecida lá no Gilberto. Além do mais estávamos mais animados pois seria começo de mês e não teria nenhum jogo de futebol no final de semana.
Chegando lá cedo, no dia 13 de julho, fomos pegando toda a estrutura do stand aos poucos, achando que iriamos ficar em algum canto mais escondido da feira, mas quando chegamos estávamos bem no "miolo" da feira, porém o Lado B dessa vez estava mais reduzido, em apenas 5 stands. O movimento começou bem cedo, haviam alguns estrangeiros nessa edição, até tivemos que praticar nosso inglês, hehe. O interessante dessa vez foi o interesse dos próprios expositores nas peças do Projeto Balaco Baco, a moça do stand da feira adorou nossas peças pegou nosso contato e tudo mais, vinha de Goiânia e estava bem animada com tudo. Expositores que estavam mais distantes de nós também tiraram um tempinho para nos prestigiar.
Nessa edição houve o espaço de beleza, brinquedoteca e também havia um mini circo para criançada. Além disso essa feira contou com a participação do salão de beleza Helio Diff, que é super prestigiado! Aproveitamos essa edição da feira, para trazer algumas peças novas também que ainda não tínhamos levado para nenhuma das outras edições. Levamos também alguns expositores que desenvolvemos dentro do ateliê com materiais reciclados. Como o expositor de anéis, que ensinamos a fazer aqui no blog e o expositor de colares feito com caixas de madeira e ajudinha de Fernando Carlos, um dos nossos mais forte aliados dentro do Projeto. Fizemos várias mudanças no stand, todo o visual merchandising foi modificado ao longo do dia. Colocamos em prática algumas dicas que tivemos no workshop de visual de loja. Foi super legal.
Nessa edição da feira, as pessoas estavam ainda mais empolgadas e mais à vontade. Perguntavam bastante sobre tudo, os croquis expostos no mural, sobre os materiais, sobre a idéia e tudo mais. O que nos deixou mais felizes na verdade foi uma menininha de 11 anos que estava super empolgada com os croquis, falou que gostaria de ser uma estilista e disse que amou os desenhos, ficou toda animada com a idéia do Projeto, falou que amou as peças e que voltaria com a mãe para comprar algo. Aquilo ali já valou tudo! A empolgação dela com tudo foi o que nos deixou mais animados. Enquanto isso várias pessoas apareceram, inclusive os homens vieram com mais curiosidade até do que as mulheres, foi bem interessante.
Um casal mais velho veio até nós no stand falar que os croquis haviam chamado a atenção deles, pois o senhor era professor de desenho, e falou muito sobre as proporções exageradas dos desenhos de moda, falou que achou muito interessante o traço e até passou umas dicas para nos ajudar a retratar luz e sombra melhor nas peças. Foi super atencioso e paciente conosco. Uma senhora também passou por lá bastante empolgada atrás de algo que a representasse, ela se apaixonou por um de nossos colares pintados à mão e ficou muito agradecida. Falou que nunca havia visto nada parecido e que estava muito contente de achar algo que ela não sabia que estava procurando, legal né?! Tempo depois a nossa fã de 11 anos apareceu com os pais, seu pai estava bastante empolgado, mas a menininha não conseguiu convencer sua mãe a levar nada. Hehe, ela foi demais! Essa feira em especial foi a que nos saímos melhor, e definitivamente, se houver alguma outra oportunidade dessas com certeza iremos agarrar!
Trocamos algumas idéias com outros expositores, dicas de outros eventos, lugares para comprar material e até inventamos de querer fazer um evento. Foi super legal, os amigos que fizemos nessas feiras foram demais também, todos os expositores com produtos diferentes, o Lado B realmente era o que havia de mais diferente em toda feira. Ficamos orgulhosos de nossos amigos expositores e de nós mesmos também. Foi uma ótima experiência, pois entrar em contato com o público é o melhor feedback que poríamos ter. Foi ótimo!
Para conferir todas as fotos dessa edição da feira BSB Mix que aconteceu no Gilberto Salomão nos dias 13 e 14 de julho clique aqui.

BSB Mix 13 e 14 de julho, Gilberto Salomão


Nenhum comentário: